Exercício Físico e Imunidade

Para chegar ao ponto máximo de Wellness, qué é estar bem consigo mesmo, com seu corpo e com o próximo. Pode ser definido como a manutenção da saúde mental e espiritual e física.

E sabendo disso, nada melhor que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Neste texto eu discorro de uma forma super simples, sobre como nosso corpo atua quando há qualquer tipo de lesão no nosso organismo, e isto está intimamente ligado com sua saúde, imunidade e bem estar.

Quando realizamos um exercício intenso, estamos provocando pequenas lesões nos músculos, estas pequenas lesões geram inflamação e ativação do sistema imune proporcionando a recuperação tecidual e, assim aumentando a resistência da célula a novos estresses.

Há em nosso sistema imune Inato uma substância chamada Citocina que serve de sinalizador para iniciar (Pró-Citocina) e terminar a inflamação (Anti-Citocina). Ela está presente em todos os processos inflamatórios relacionados à micro lesão tecidual devido á contração muscular. Entre a liberação de uma substância e outra há todo um processo de identificação, isolamento da área, limpeza e regeneração da célula. que envolvem várias outras substâncias que não serão mencionadas aqui.

Ao submeter o organismo a exercícios regulares, temos uma resposta anti-inflamatória crônica. A substância que sinaliza a inflamação chamada pro-citocina diminui e aquela que sinaliza o final da inflamação – anti-citocina – está mais circulante no organismo.

Há alguns anos eu já não tomo mais a vacina da gripe, e também não me lembro da ultima vez que tive que ficar em casa por causa de uma gripe. O que acontece é que o principal motivo desta saúde é a minha imunidade a partir do Exercício Físico. E, uma alimentação balanceada e boas noites de sono.

Mas é importante deixar bem claro que existem estudos sobre isso, e a atividade física ideal para se atingir uma boa saúde é aquela que seja de moderada a intensa com periodização e descanso. Muita gente por ai começa a praticar exercício e na primeira semana faz todos os dias mais de horas na academia. E logo depois fica doente. E não volta. O que acontece aqui é que:

Imediatamente após a sessão de exercícios, temos a chamada “Janela Aberta” onde sua imunidade realmente baixa, por algumas horas. Para depois retornar mais forte. Se não há descanso esta “janela aberta” permanece por mais tempo que o necessário não dando a oportunidade de seu corpo se restabelecer. Levando a doenças como gripes, amigdalites, entre outras.

Por isto ao iniciar qualquer esporte deve-se procurar um bom profissional de Educação Física para auxiliá-lo nesta empreitada.

Tenho certeza que logo menos sentirá os benefícios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s