Exercício Físico e Imunidade

Para chegar ao ponto máximo de Wellness, qué é estar bem consigo mesmo, com seu corpo e com o próximo. Pode ser definido como a manutenção da saúde mental e espiritual e física.

E sabendo disso, nada melhor que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Neste texto eu discorro de uma forma super simples, sobre como nosso corpo atua quando há qualquer tipo de lesão no nosso organismo, e isto está intimamente ligado com sua saúde, imunidade e bem estar.

Quando realizamos um exercício intenso, estamos provocando pequenas lesões nos músculos, estas pequenas lesões geram inflamação e ativação do sistema imune proporcionando a recuperação tecidual e, assim aumentando a resistência da célula a novos estresses.

Há em nosso sistema imune Inato uma substância chamada Citocina que serve de sinalizador para iniciar (Pró-Citocina) e terminar a inflamação (Anti-Citocina). Ela está presente em todos os processos inflamatórios relacionados à micro lesão tecidual devido á contração muscular. Entre a liberação de uma substância e outra há todo um processo de identificação, isolamento da área, limpeza e regeneração da célula. que envolvem várias outras substâncias que não serão mencionadas aqui.

Ao submeter o organismo a exercícios regulares, temos uma resposta anti-inflamatória crônica. A substância que sinaliza a inflamação chamada pro-citocina diminui e aquela que sinaliza o final da inflamação – anti-citocina – está mais circulante no organismo.

Há alguns anos eu já não tomo mais a vacina da gripe, e também não me lembro da ultima vez que tive que ficar em casa por causa de uma. O que acontece é que o principal motivo desta saúde é a minha imunidade a partir do Exercício Físico. E, uma alimentação balanceada e boas noites de sono.

Mas é importante deixar bem claro que existem estudos sobre isso, e a atividade física ideal para se atingir uma boa saúde é aquela que seja de moderada a intensa com periodização e descanso. Muita gente por ai começa a praticar exercício e na primeira semana faz todos os dias mais de hora na academia. E logo depois fica doente. E não volta. O que acontece aqui é que:

Imediatamente após a sessão de exercícios, temos a chamada “Janela Aberta” onde sua imunidade realmente abaixa, por algumas horas. Para depois retornar mais forte. Se não há descanso, esta “janela aberta” permanece por mais tempo que o necessário não dando a oportunidade de seu corpo se restabelecer. Ficando suscetível a doenças como gripes, amigdalites, entre outras.

Por isto ao iniciar qualquer esporte deve-se procurar um bom profissional de Educação Física para auxiliá-lo nesta empreitada.

Tenho certeza que logo menos sentirá os benefícios.

Saúde!!!

Um grande beijo da Guria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s