O Paradigma da Doença – Bem Estar

 

Muito se fala em saúde, em fitness e qualidade de vida. Mas eu estou aqui com este Continuum da Doença- Bem Estar para explicar o porquê de eu abordar este tema. Ao realizar uma pesquisa no Google sobre este paradigma, encontramos esta imagem, e ela está relacionada com Coaching, que nada mais é que uma “terapia” para te auxiliar na busca do verdadeiro bem estar.

Pensamos que não estar doente já basta, que a ausência de doenças caracteriza o Bem estar ou, que ter uma vida relativamente saudável te coloca no nível Elevado de bem estar. Bom, pode até ser, mas aqui eu quero mostrar a você que podes mais, que você pode ter uma vida excepcional, e não quer dizer que você não irá morrer, sinto lhe informar, mas isto vai acontecer algum dia. Ter esta consciência é bom, porque faz com viva cada santo dia com um propósito ou como se fosse o último.

Todos nós podemos e devemos buscar uma excelência em vida, preparando-nos a cada ação para o dia seguinte, para que hoje seja melhor que ontem.

Mas chega de filosofar e vamos ao que interessa: o Continuum da Doença-Bem Estar.

Partindo do centro para a esquerda temos um agravamento do estado de saúde e bem estar. Quanto mais para esquerda, menos saúde se tem, e para sair deste estado e chegar ao centro novamente, precisamos da ajuda de médicos, drogas, cirurgias, psicoterapia, ervas, etc. Voltando assim ao ponto neutro.

Agora, quando partimos do centro para a direita podemos chegar ao mais elevado nível de Bem Estar, o tal Wellness!!! E esta parte é a que eu mais gosto, por quê? Por que nada no mundo depende mais de VOCÊ para ser atingido do que a sua própria vontade em estar bem. O Paradigma Wellness pode ser iniciado de qualquer parte do continuum e te transfere para o ponto extremo deste conceito, não que possa substituir o tratamento, mas sim trabalhar de forma cooperativa com ele.

Gostaria de ressaltar as mais variadas formas e caminhos para atingir uma “boa saúde”: atividade física regular (tem um texto sobre isso aqui Porque eu? Atividade Física e Wellness ),  alimentação balanceada, gestão do stress, significado e propósito ou espiritualidade, inteligência emocional, boas relações e pensamento crítico.

Tudo isto irá te inserir no que chamamos de Wellness, isto quer dizer que Wellness é uma atitude perante a vida, é antes de tudo uma escolha para adotar uma série de princípios em todas as faces da vida. Tudo isto irá te proteger daquela vontadinha de culpar alguém por sua doença ou estado atual. Cabe a ti fazer o necessário para se manter neste estado de bem estar, e aqui vale tudo, vale meditar uma vez ao dia, ir à missa, jogar futebol com os amigos, preparar o jantar para sua família, brincar com seu filho, passear com o cachorro, trabalhar no que te faz vibrar, buscar alternativas para estar de bem com a vida e de bem consigo mesmo.

Basta querer estar bem. Se quiseres posso te ajudar, a partir de agora meus textos serão voltados para pontos específicos do Wellness e, pouco a pouco vamos agregando mais conhecimento – sim conhecimento, por que de informação a internet está cheia – e atitudes que te levem ao equilíbrio em vida!

Aguarde os próximos textos e se tiver alguma dúvida, fique bem a vontade para fazê-la! Ficarei feliz em ajudar!!

Um grande abraço e até breve!

Os Conselhos advêm de diferentes fontes, contudo é você que tem que tomar a decisão sobre as escolhas relativas ao planejamento e manutenção da qualidade da sua saúde, lazer e wellness.

LEIA MAIS AQUI

Fitness e Wellness.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s