6 passos para definir “Wellness”

 

Com o intuito de trazer somente o melhor para vocês, leitores, fomos estudar mais afundo a origem de tudo o que será abordado no Blog. Portanto, o nome Guria Wellness, não foi escolhido aleatoriamente, a ideia aqui é difundir conceitos de práticas de bem estar, mas primeiro, vamos ás definições.

Alguns estudiosos, médicos para ser mais precisa, foram peças importantes para que tal Movimento esteja vivo até hoje, só que quase ninguém sabe disso! Muito se fala em fitness, muito se fala em saúde e qualidade de vida, mas se esquecem de que o Ser Humano é holístico, é completo e, portanto precisa desenvolver todas as suas habilidades e qualidades, para que haja uma real qualidade de vida.

Considerado o pai do Movimento Wellness, um médico Americano Louis Dunn frente a uma publicação da OMS que definia a saúde em: “completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças.”

Percebeu que o conceito estava incompleto, faltando o Espiritual por exemplo, faltou dizer que todas as variáveis precisam estar muito bem resolvidas para ter a real saúde, faltou dizer que o homem é muito mais que apenas três dimensões.

Então, Dunn usou a palavra Wellness – que em Inglês que dizer “Bem-Estar” – e definiu como

“uma abordagem holística à saúde, que engloba as dimensões física, mental, social, cultural e espiritual”

e que o “Autoconhecimento e auto integração são a chave do progresso para um nível elevado de bem-estar”.

Dunn teve seguidores e, após sua morte, o trabalho continuou através de John Travis Que em 1970 apresentou uma aplicação pratica, e seu maior atributo e contribuição ao movimento, foi referente à responsabilidade da própria saúde por parte dos indivíduos. Travis também sistematizou o conceito e afirmou que existem vários níveis de saúde e doença.

Baseado em Travis, Donald B. Ardell apresentou o Wellness para o grande público, o que antes era sabido apenas por médicos e profissionais da saúde, a partir de então o publico leigo que tivesse interesse poderia saber e se beneficiar do Movimento, Ardell escreveu vários artigos.

O que mais chama atenção é que Ardell defende a apreciação do significado de uma pessoa saudável, afirmando que o Wellness é antes de tudo uma escolha para assumir a responsabilidade pela sua qualidade de vida, sendo assim uma atitude para adotar hábitos e princípios que levem o ser humano para uma maior consciência de si e elevado bem estar. O resultado é uma pessoa mais feliz e autoconfiante que não culpa ou outros ou procura desculpas para seu baixo nível de Bem Estar.

Algumas áreas mais afetadas pelo Movimento Wellness são: Auto responsabilidade, Fitness – exercício e nutrição, gestão do stress, pensamento crítico, significado e propósito ou espiritualidade, inteligência emocional, humor e relações.

Arquivo_000 (3)

     6 Passos para definir o que é Wellness:

 

  1. Wellness é uma escolha

uma decisão tomada no sentido de uma ótima saúde.

  1. Wellness é um modo de viver

um estilo de vida desenhado para alcançar o máximo de potencial de bem-estar.

  1. Wellness é um processo

uma consciência de que não existe um fim, ainda assim a saúde e felicidade são possíveis em cada momento, aqui e agora.

  1. Wellness é um direcionamento equilibrado de energia

energia recebida do ambiente, transformada na pessoa e devolvida para afetar o mundo à volta dela.

  1. Wellness é uma integração de corpo, mente e espírito

o reconhecimento de que tudo o que a pessoa faz, pensa, sente e acredita tem um impacto no seu estado de saúde e na saúde do mundo.

  1. Wellness é uma aceitação incondicional de si.

Todos estes pontos separadamente são importantíssimos, mas nada se compara a todos eles juntos, equilibrando a nossa vida.

Vem comigo que cada detalhe vai ser abordado aqui, no Guria Wellness!

 

Um grande Abraço e até breve!!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s